quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

QUEM FOI ANTOINE LAURENT DE LAVOISIER? QUAIS AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUÍMICA?


Para conhecermos melhor esse grande cientista, o ideal seria ler o livro Traité Élémentaire de Chimie, de 1789 (na tradução inglesa, Elements of Chemistry, de 1790), que sintetiza vários anos de trabalhos dele na construção de uma nova abordagem teórica e metodológica para a Química.
Suas principais contribuições foram: Lei de conservação das massas, definição operacional de elemento químico e nova nomenclatura química. Os livros abordam, principalmente a primeira contribuição citada

                                                          Antoine lavoisier color.jpg 

O link abaixo, do globo ciência, dedica-se a falar um pouco sobre importantes cientistas, entre eles, Lavoisier.




O vídeo abaixo, uma produção audiovisual produzida pela PUC Rio em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação fala sobre a história da ciência até as contribuições de Lavoisier na elaboração das LEIS PONDERAIS.



É importante destacar que os estudos desse químico marca o início da Química Moderna. Ele estruturou as bases de uma nova abordagem para a Química, abrangendo tanto aspectos teóricos (como a proposição de novos conceitos e novas explicações para os experimentos) como aspectos metodológicos.  

Para estudar: QUÍMICA NOVA NA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário